quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Pedagogo e as Tecnologias da Informação e Comunicação

Não há alternativa para o uso das TIC pelo pedagogo. Concentro o debate em torno da seguinte questão: o que é alfabetização? Para além das especificidades - alfabetização e letramento -, assumo que inserir as TIC consiste em reconhecê-las como necessárias à apropriação dos produtos culturais. A seguir, apresento palestra proferida em recente Encontro.

Afrodescendentes e Povos Indígenas

As políticas de Ações Afirmativas, no País, tem se revelado importantes para a correção das distorções históricas sociais. Parece que o debate central está no reconhecimento do direito e não no confronto de opiniões, como se tem propalado.
A seguir, apresento minha recente participação em mesa redonda que tratava da questão.

Condições de trabalho...

Se não resolve, ao certo, não obstrui. Lamentável.

Educere

Uma busca no google com a palavra "educere" revelou mais de 470 mil resultados. Como possui usos para os mais diversos fins: eventos acadêmicos; pesquisa e desenvolvimento; projetos; EAD; Consultorias... incluindo blogs despretensiosos, como o nosso.
Educere, do grego, significa "educação". O problema reside em definir educação, já que se refere a tantos processos. Para focar nossos esforços, consideraremos educação os processos na sociedade como um todo voltados para o desenvolvimento do sujeito, incluindo aí o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes, nas mais diversas áreas. Se o preparo ou aprimoramento para o exercício da cidadania ou do trabalho se fizer, lá existe educação. Tudo isso nos interessa, desde a escola (local privilegiado) aos mais diversos rincões desta sociedade.

Criando seu blog?

Vejam o artigo que encontrei na internet: Ana Margô Mantovani (com a colaboração de Carla Odete Balestro) apresentou uma lista de sites para a criação de Blogs. Com mais de 10 (dez) endereços e suas exigências, desde os mais conhecidos aos mais curiosos. Vale a pena conferir o artigo!

Mas para os mais apressados, segue uma lista:

Divirtam-se!

Início

Não há alternativa: é preciso "derrubar" as paredes da sala de aula, os muros da escola, desafiar o tempo. Que tal um espaço de reflexão permanente?
Na trilha das TIC, os espaços do saber não se limitam mais à escola, nem tampouco à sala de aula. A virtualização dos processos pedagógicos requer ambientes de aprendizagem mais eficazes do que as mídias tradicionais, sem contudo, afastar-se da competência crítica e criativa.
Expandir o ensino: essa é a proposta.