sexta-feira, 1 de julho de 2011

Olhos Azuis

Tomei conhecimento deste documentário da professora estadounidense Jane Elliott há alguns anos. Recentemente preparamos (eu e duas colegas professoras) um "Cine-Debate" com esse belíssimo trabalho. Vale a pena conferir!

Olhos Azuis (Jane Elliott)

CARLOS AUGUSTO DE MEDEIROS

Jane Elliott em exercício
Fonte: http://www.janeelliott.com/lectures.htm
Jane Elliott é pedagoga estadounidense, antiracista, internacionalmente conhecida, sobretudo, por seu exercício/workshop Olhos Azuis e Olhos Castanhos[1], nos quais desvela a sociedade em seus aspectos mais duros: a divisão de classes e o processo de hegemonia da classe dominante no que diz respeito a cor da pele.
Professora de uma escola pública, da 3a. série, em uma pequena cidade de brancos, enfrentou o dissabor dos estudantes ao verem morto Martin Luther King (1968), eleito por eles o “Herói do Mês”. Jane Elliott teve a idéia de separar os trinta (30) estudantes pela cor da pele fazendo-os viver a discriminação:

No primeiro dia, a professora Elliott disse aos miúdos de olhos azuis que eles eram mais espertos, mais bonitos, mais limpos e melhores do que os de olhos castanhos. Durante todo o dia a professora elogiou-os, concedeu-lhes privilégios (ser os primeiros na fila do almoço, ter 5 minutos extra de recreio) - enquanto que os meninos de olhos castanhos, para além de terem de usar um colarinho, viram os seus comportamentos e resultados criticados e ridicularizados.
No dia seguinte, os papeis inverteram-se, com os miúdos de olhos azuis a serem considerados os “inferiores” em relação aos de olhos castanhos[2].

Os resultados são conhecidos: “as crianças assumiram as atitudes características da discriminação, tanto as que discriminaram, como as que sofreram a discriminação.” (LOPES, 2011).
A experiência com os pequenos teve muitos resultados que ensinaram a professora, de maneira rápida e prática, o significado do preconceito e seu elevado grau na sociedade. O exercício foi repetido em 1969 e 1970. Este último virou um documentário “Eye of Storm”.
Em 1985, filmou o “A Class Divided” documentando o reencontro de 11 daqueles alunos e o impacto daquela experiência em suas vidas.  “Olhos Azuis” vem a seguir, aplicando a adultos o exercício Olhos Azuis/Olhos Castanhos.
Em 2008, estudos apontaram as percepções dos portugueses quanto aos tipos de discriminação[3]:
·      Orientação sexual (65%);
·      Étnica (60%);
·      Deficiência (55%);
·      Idade (51%);
·      Sexo (43%);
·      Religião ou crença (36%)
Ao que tudo indica, “por-se na pele do outro” pode trazer resultados bastante relevantes.
Vamos ao documentário!



[1] http://www.janeelliott.com/index.htm
[2] LOPES, Jose Eduardo Gonçalves. Olhos Azuis/Olhos Castanhos. Disponível em: <http://www.novacidadania.pt/content/view/421/67/lang,pt_PT/>. Acesso em: 20 jun. 2011.
[3] Lopes (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário